terça-feira, 6 de outubro de 2009

Blog paulistano é censurado após publicar resenha desfavorável a bar

Jacqueline Lafloufa
www.geek.com.br - 05/10/2009

A liberdade de expressão na internet brasileira está em perigo, se depender da jurisprudência aberta por um caso recente. Propondo-se a resenhar “sem enrolação e em seis linhas ou menos” toda sorte de produtos ou serviços, o blog Resenha em 6 publicou em 20 de setembro uma análise bastante crítica sobre o Boteco São Bento, localizado no bairro boêmio da Vila Madalena em São Paulo. Dias depois, os blogueiros foram coagidos a retirar do ar a postagem desfavorável.

Escrita pelo publicitário Raphael Quatrocci, a resenha classificava o Boteco São Bento como “o pior bar do sistema solar” e criticava a qualidade das bebidas e do atendimento oferecidos. O post não chamara tanta atenção até o momento em que um comentário postado por Jonas Steinmayer, que se apresentava como um dos donos do estabelecimento, deixou subentender uma ameaça ao blog. “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, declarava Steinmayer.

A partir de então houve muito estardalhaço na web, pois não só os mantenedores do blog, Juliano Barreto, Fernando Badô e Bruno Garattoni, se sentiram intimidados, mas também a comunidade blogueira, que se insurgiu de diversas maneiras. No Twitter, a hashtag #freeresenhaem6 foi criada para conversas a respeito do caso, e centenas de comentários foram registrados no post do Resenha em 6, muitos deles depreciando o bar e a atitude de Jonas Steinmayer.

Apesar de toda a movimentação a favor do Resenha em 6, os advogados do bar enviaram uma notificação extrajudicial, solicitando a remoção da postagem, dos comentários e de uma atualização do Twitter. A notificação foi divulgada por Juliano Barreto em uma página do Google Pages, buscando ajuda para enfrentar a situação.

A notícia do envio da notificação extrajudicial só piorou a situação, gerando indignação na blogosfera. O blogueiro Carlos Cardoso, do Meio Bit, sugeriu que a resenha do Boteco São Bento fosse reproduzida também em outros canais virtuais. “Minha proposta: TODOS, digo TODOS os blogs devem publicar o MESMO post. Assim ela [a advogada do Boteco São Bento] terá que enviar notificação para TODO MUNDO. Ou fechar a Internet.”, incitou o blogueiro em post de seu blog pessoa, Contraditorium.

Além da insubordinação virtual, surgiu também uma movimentação no Twitter, liderada pela blogueira Gabriela Bianco, que promovia a realização de um encontro no bar em questão para realizar uma nova resenha. Segundo Bianco, a idéia surgiu como brincadeira, mas ela achou que deveria levar a sério. “Eu acredito que tenho todo o direito de dizer publicamente se gosto ou não de determinado estabelecimento comercial”, disse. Perguntada se espera que os advogados do bar entrem em contato, ela revela que essa não era sua intenção. “Eu espero que o bar veja meu post e tente melhorar o serviço”, afirma a blogueira. “Não espero ser processada ou ameaçada por dar minha opinião, sem termos chulos, exageros ou inverdades”, defende.

Mesmo assim, Raphael Quatrocci, autor do post, preferiu ceder e retirar a postagem do ar. Em comunicado no blog, os mantenedores afirmam que não tem intenção de entrar em uma batalha jurídica. “Apesar do suporte (sic) de todos vocês – essencial para que este abuso não caia no esquecimento – decidimos retirar o post do Boteco São Bento do ar, incluindo os comentários que, segundo a assessoria de imprensa do Boteco São Bento, não seriam de seus responsáveis e que, portanto, não condizem com a postura do local”, afirma o comunicado.

Entretanto, em prol de uma boa postura tanto dos blogs como dos estabelecimentos criticados na web, a advogada e blogueira Flávia Penido tenta fazer um acordo entre o blog e o Boteco São Bento, com o intuito de manter a postagem no ar. “Estou em contato com os advogados da outra parte [Boteco São Bento] para fazer um acordo extrajudicial onde o post possa voltar ao ar, com comunicado da empresa se explicando”, afirma Penido. “Acho que se conseguirmos costurar esse acordo vai ser importante para a blogosfera, para entenderem que há limites mesmo quando falamos sobre liberdade de expressão”, pontua a advogada.

Até o fechamento desta nota o post sobre o Boteco São Bento ainda não tinha sido recolocado no blog, acessível pelo atalho http://tinyurl.com/kvvlh7. O endereço do blog é resenhaem6.blogspot.com.

Atualização: reproduzimos aqui a postagem polêmica do Resenha em 6, exatamente como estava antes de ser retirda do ar.

Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento.


2 comentários:

Natália Fagundes disse...

Este é o preço a se pagar nessa nova era da Internet 2.0, era esta em que todos podem falar e qualquer um comentar sobre qualquer coisa. Cabe ao blogueiro tomar muito cuidado no que escrever e saber que nem Jesus agradou a todo o mundo, não vai ser ele, um pobre ser humano que vai agradar!

Lívia disse...

Eu acho que quando uma coisa é realmente boa, deve ser exaltada. Se uma coisa é muito ruim, deve sim, ser criticada. Mas tomar cuidado com as palavras é bom......