terça-feira, 29 de setembro de 2009

Alunos avaliam Secomt como esclarecedora

Juliano Silva
Oitavo semestre

Os alunos que estão no oitavo semestre do curso de Jornalismo, portanto, próximos de “invadirem” o mercado de trabalho, avaliaram a 9ª Secomt (Semana da Comunicação Toledo) como uma das mais esclarecedoras.

Para Diego Rigamont, que trabalha como bancário, a palestra da jornalista da Folha de S.Paulo Denyse Godoy, que contou sua experiência como correspondente internacional em Nova York, deixou claro o quanto a profissão exige preparo e especialização para se atingir grandes objetivos. “A jornalista contou que hoje, aos 29 anos, ela já fala três línguas fluentes além da sua experiência fora do Brasil, isso reforça até a tese do quanto é se preciso estudar para ser um bom profissional”, comentou.

Rafael Vieira também avaliou a Semana da Comunicação como importante para o seu futuro na profissão. Ele, que atualmente trabalha com produção de vídeos, destacou a palestra da jornalista como motivadora para continuar os estudos.

Vieira fez a ligação da palestra com a oficina sobre pós-graduação da professora e coordenadora do curso de Jornalismo do Unitoledo, Karenine Miracelly Rocha da Cunha. Durante a oficina, Karenine explicou aos participantes os caminhos para se fazer uma especialização, mestrado e doutorado, como os pré-requisitos exigidos pelas instituições de ensino.

Para Vieira, ficou certo durante a Secomt que o diploma da graduação é apenas uma das fases importantes para o profissional de Jornalismo.

O aluno Ronnan Garcia, que atua em um jornal na cidade de Penápolis, também reforçou a tese de que concluir o curso de Jornalismo é apenas uma das fases para a profissionalização. “Essa Semana da Comunicação deixou evidente o quanto o estudo e a dedicação são importantes para o profissional de comunicação”, comentou.

MARCELO TAS
Apesar do adiamento da palestra com o jornalista do SBT, Hermano Henning, os alunos comentaram positivamente o anuncio feito pelo reitor da instituição, Bruno Toledo, de que o imprevisto será reposto com a vinda do apresentador do programa CQC, da TV Bandeirantes, Marcelo Tas, que também é um dos blogueiros mais influentes do País, marcada para a próxima sexta-feira, dia 2.

10 comentários:

Simône Silva disse...

Sinceramente a Seomt arassou, em meus 4 anos, este foi maravilhoso, palestras ministradas por professores , futuros colegas de profissão, foi sem comentários espetaculares, Nossa coordenadora está de Parabéns.
Ayne deu uma palestra das 8h as 11hs a qual prendeu atenção de todos, coisa que no decorrer das aulas não ocorre. Pois nesta palestra ela conseguiu e com toda certeza os alunos Aprenderam e muito com a palestra ministrada pela mesma.
A palestra ministrada por Karênine também não deixou por menos, foi simplesmente maravilhosa.
Os Palestrantes convidados deu um Show, particularmente fiquei maravilhada com as explicações que ambos nos passou, sempre com um sorriso estampado em seus rostos conquistou todos presente na platéia.

Deixo aqui meus parabéns a todos os participantes que marcaram presença na Secomt 2009.

Lívia disse...

Honestamente a secomt deixou muito a desejar nos últimos anos. Mas neste ano, primeiramente o tema chamou a atenção dos alunos. Infelizmente só tive a oportunidade de participar do primeiro dia, porque nos outros eu não estava na cidade. Mas se as outras palestras foram tão boas quanto a da Denyse Godoy, organizadores estão de parabéns!

André Sanches - 6º Semestre Jornalismo disse...

Sem sombra de dúvidas, a Secomt 2009 foi a melhor das três que já presenciei. Entre todos os eventos, posso destacar a palestra da correspondente internacional, a simpática jornalista Denyse Godoy, que incentivou o estudo e o esforço para se obter o sucesso na profissão. Ela mostrou que não é fácil, contudo a profissão pode ser muito recompensadora. Gostei também da palestra sobre fotografia com Alessandro Iwata, contando sua experiência no exterior. Foi um tempo agradável com imagens provando que a fotografia também é arte. Sem comentários o evento com Marcelo Tas. Agora sabemos porque ele alcançou tamanho sucesso. Parabéns a todos, principalmente à Karenine, que, a cada dia mostra seu valor como professora e coordenadora.

André Sanches - 6º Semestre Jornalismo Unitoledo disse...

Sem sombra de dúvidas, a Secomt 2009 foi a melhor das três que já presenciei. Entre todos os eventos, posso destacar a palestra da correspondente internacional, a simpática jornalista Denyse Godoy, que incentivou o estudo e o esforço para se obter o sucesso na profissão. Ela mostrou que não é fácil, contudo a profissão pode ser muito recompensadora. Gostei muito também da palestra sobre fotografia com Alessandro Iwata, contando sua experiência no exterior. Foi um tempo agradável com imagens provando que a fotografia também é arte. Sem comentários o evento com Marcelo Tas. Agora sabemos porque ele alcançou tamanho sucesso. Parabéns a todos, principalmente à Karenine, que, a cada dia mostra seu valor como professora e coordenadora.

Fernanda Nunes- 6° Semestre Jornalismo disse...

Esse ano realmente, a secomt foi muito boa, conseguiu chamar atençao dos alunos, as palestras foram muito bem organizadas e gostosas de assistir.
A organizaçao esta de parabens!

Natália Fagundes disse...

Paraabens a todas as pessoas que trabalharam pra acontecer a SECOMT desse ano! Os palestrantes muito bons, mesmo com o furo de um deles podemos retirar dos outros um conteúdo muito bom que levaremos como exemplo na nossa vida Profissional. Até a próxima SECOMT

Elissa Moreli disse...

O tema da Secomt de 2009 já me conquistou! E as palestras ministradas por nossos professores foi demais! Adorei tirar as dúvidas sobre os tipos de pós graduação que existem com a Kare! Me ajudou muito a definir o quero no futuro. Sem contar a visita da jornalista Denise Godoy que também foi muito legal. Nos contou um pouco da experiencia dela e foi capaz de nos tirar do escuro, pois pouco ou nada sabia sobre a vida de um correspondente. Uma pena foi o "bolo" que levamos, mas isso é outra história, o importante é que a Secomt deste ano contribuiu e muito com a formação profissional.

Anônimo disse...

Penso que a "semana" não foi semana, pois durou três dias. Ou seja, para o ano que vem, o correto é durar a semana toda.

Sobre os palestrantes, penso que é melhor trazer palestrantes de fora com formação profissional e acadêmica, pois já convivemos com os mestres da casa diariamente. Não estou desmerecendo, mas isto acaba não incentivando a participação.

Penso também, que os debates da forma como aconteceram, não sucitaram críticas e formação de novos conhecimentos. Na minha opinião, as discussões deveriam pegar o fogo! Os alunos tinham que por o palestrante na parede, pois é na discussão que o conhecimento se constrói.

Cristiano Morato disse...

A secomt 2009 está de parabéns, o evento foi bem organizado e se continuar seguindo está linha só tem a crescer. Só deve ter muito cuidado com os palestrantes para que não ocorra "imprevistos" entretanto o evento foi um sucesso.

Viviane Cortez disse...

Viviane cortez a 9ºsecomt foi a melhor que participei durante meu período acadêmico mas faltou aapresença do jornalista Hermano henning onde ficamos a espera do então jornalista