sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Qual a sua avaliação da 9ª Secomt?

Comissão organizadora

A edição 2009 da Secomt (Semana de Comunicação Toledo), promovida pelo curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do Centro Universitário Toledo, terminou na sexta-feira, dia 18, com a palestra do fotógrafo Alessandro Iwata, da Folha da Região de Araçatuba. A palestra com o âncora do SBT, Hermano Henning, agendada para a mesma noite, foi desmarcada pelo jornalista 'por questões pessoais'.

Neste ano, os acadêmicos participaram de três dias de atividades, com abordagem do tema “Jornalismo Internacional”. Apresentações de trabalhos, palestras, oficinas e colóquio fizeram parte da programação.

A abertura contou com a presença da jornalista Denyse Godoy, repórter do caderno Dinheiro da Folha de S. Paulo, que em 2007 atuou como correspondente internacional do jornal em Nova York. Alunos e profissionais da área estiveram atentos aos relatos da jovem jornalista.

Com o término da Secomt, a comissão organizadora abre espaço para que você avalie o evento: Quais foram os pontos negativos e positivos? Quais as sugestões para a décima Semana de Comunicação Toledo? Deixe o seu comentário!

Participe também de enquete: Qual o acontecimento mais engraçado da 9ª Secomt? Vote no blog oficial do evento.

14 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a todos que trabalharam!

Diuan Feltrin disse...

De modo geral a SECOMT 2009 foi positiva. Apesar de alguns percalços, a equipe organizadora e sobretudo a coordenação, preocuparam-se em proporcionar uma semana produtiva aos acadêmicos.

Em 2010 a semana acadêmica poderá ser tão produtiva quanto a deste ano. Grandes profissionais da área poderão expor e compartilhar suas experiêcias com os acadêmicos.

Angélica Neri disse...

Avalio a 9ª Secomt como positiva. Gostei da atuação da comissão organizadora e alunos em geral. Todos demonstraram empenho e comprometimento.

As palestras acrescentaram muito para a nossa formação. Outro ponto importante foram as apresentações dos trabalhos acadêmicos.

Para a próxima Secomt, sugiro a volta dos concursos de videorreportagem e fotografia.

Bela disse...

A Secomt desse ano teve um assunto bem abordado que é o
"Jornalismo Internacional", as oficinas e palestras mostraram bem como campo atua, principalmente pela palestra da jornalista Denyse Godoy da Folha de São Paulo, com um jeito simples ela contou sobre sua experiância e nos mostrou como é a profissão fora do nosso país.
A organização da Secomt só foi infeliz no cancelamento da palestra do Hermano Henning, mas espero que nos próximos anos, não ocorra esse tipo de situação. Trazer ícones do meio da comunicação é a melhor parte da semana toda e quanto mais personalidades vierem, mais interesse despertará nos alunos.

ContaPraMarcela disse...

Eu achei a SECOMT de 2009 realmente bacana. Mesmo com os contratempos que enfrentamos para o encerramento, ela foi de grande valia para o crescimento dos alunos.
A interatividade utilizda este ano foi um meio inovador e criativo de atrair a atenção da mídia, e quer coisa mais inteligente que isso?
Sempre há pontos que podem ser melhorados, mas costumo dizer que eu sou uma otimista, por isso a minha avaliação da SECOMT é que ela foi, mais uma vez, fundamental para a minha formação como ser humano e como profissional.

Francine Serrador disse...

Particularmente minha participação na SECOMT não foi tão estreita quanto gostaria. A palestra da Denyse foi esclarecedora além de divertida. O tema abordado esse ano veio bem a calhar uma vez que já estou no 3° ano e surgem duvidas sobre os rumos a seguir após a graduação. Para todos que se empenharam em proporcionar esses momentos aos alunos, não poderia dar menos que 10! Parabéns a todos, e esperamos que os próximos anos sejam regidos da mesma competência.

Naira disse...

Os pontos positivos da Secomt foram vários, entre conhecimento que adquiri e também a grande organização que gerou em torno da Semana de Comunicação. Concordo com os alunos do oitavo semestre de jornalismo, a 9º Secomt foi esclarecedora, tanto a palestra Denyse Godoy como também a oficina da Professora Karenine Miracelly Rocha da Cunha, elas esclareceram as dúvidas que todo estudante tem na hora da pós e também diante do mercado de trabalho. Deixo apenas uma opinião, os horários das oficinas poderiam ser diferentes, para que os alunos participem de todas.

Unknown disse...

Me reservo no direito de não externar o meu pensamento acerca da 9ª Secomt, por não ter tido participação efetiva no desenvolvimento da mesma. Minha única e questionável (por alguns) atuação foi no episódio envolvendo o jornalista Hermano Henning, que não participou da última noite da Secomt.
Carlos Teixeira - 6º Semestre Jornalismo

Karol Ferretti disse...

Foi muito interessante o tema abordado na Secomt desse ano.

Eu esperava um pouco mais, achei que faltou um pouco de criatividade no convite feito aos jornalistas, os torpedos foi uma maneira bem legal, mas achei que poderia ter sido mais criativo.

Em relação as palestras, eu adorei, todos os palestrantes conseguiram mostrar o quanto é importante o nosso estudo (jornalismo)e não deixou que nos desanimassemos com o curso, através dos relatos de experiencia de vida e profissional de cada um, fora do Brasil.

Isso sem contar com o bolo que levamos de um tal jornalistazinho ai, que furou encima da hora, deixando todos loucos nessa faculdade.. ahuaha

Gustavo Caldeira disse...

A secomt, deste ano foi positiva. Mas como dica, Para não mas segmentar com apenas um assunto. Deveria cada dia ter temas diferentes, assim tornando-se mais dinâmica, e proporcionando aos alunos maior variedades. Nem todos gostaram do tema abordado, apesar da escolha da maioria.

Ricardo Moreira disse...

Não sei se posso chamar a Secomt de Semana de Comunicação a começar pela redução da sua programação que se limitou em apenas três dias.
A palestra com a jornalista Denyse Godoy foi satisfatória, mas ficou a desejar o conteúdo dos demais dias.
Espero que na próxima seja a altura da Coordenação e da instituição

Jean Fronho disse...

A Secomt 2009 teve como principal mérito a escolha do tema. Foi um tema arrojado e que trazia a exigência de uma visão diferenciada. Vale ressaltar que a escolha foi feita por votação no blog e a idéia em si já é muito boa.
É uma pena que alguns problemas impediram a Semana de estar à altura do tema proposto. Não pretendo fazer muitas críticas, uma vez que não participei da comissão organizadora.
Gostei muito da palestra da jornalista Denyse Godoy, a melhor a que já assisti pelo curso de jornalismo nesses meus três anos de faculade. Acredito que a Semana teria elevado seu nível se trouxesse palestras dessa estirpe nos três dias.
Como sabemos que a falta de verba acaba impedindo que isso aconteça, e outros imprevistos (talvez previstos...) podem manchar um evento(caso Hermano Henning), acho que teria sido mais vantajoso ter feito a Secomt em único dia intitulado: "Dia para se discutir Jornalismo Internacional, com Denyse Godoy".
Seria uma maneira mais sensata de definir um "semana" de três dias, dos quais somente um foi bom.

Profa. Karenine disse...

Pessoal, obrigada pelas críticas e sugestões.

Cecilia Egreja disse...

Apesar de estar torcendo para que o tema escolhido da Secomt fosse jornalismo cultural, fiquei satisfeita com o resultado.