Gustavo CaldeiraOs conservadores podem reclamar que o atual momento da TV brasileira é deprimente, pois argumentam que essa mídia tem o papel social de educar e conscientizar as pessoas. Todo veículo de comunicação privado que se insere no mercado capitalista necessita de venda ou audiência para sobreviver, pois o grande termômetro para o sucesso do programa são telespectadores que determinam a permanência do produto e o formato, porém com acréscimos de novidades para despertar o interesse, e atingir os objetivos, de faturar com a publicidade do programa. A TV sempre foi e será uma grande mentira, inspirada na realidade.
Quinto semestre
Uma tendência mundial, os reality shows, chegam para ficar. Na Europa, são fenômenos de audiência programas como ídolos, Reconstrução Total, A fazenda, Big Brother, Os Nerds e as Gostosas. Pautam as mídias internacionais, tornando o ser comum em celebridades instantâneas, despertando a ira de atores, celebridades, que fazem da fama, profissão.
A concorrência e entre as mídias ampliou este horizonte. O Youtube é uma referência de sucesso de anônimos na internet, que se tornaram celebridades. O grande advento, para sobressair, é ser dinâmico e interativo. Diante dessa constatação, o telespectador vem ganhando voz.
Canais que até então seriam imagináveis aparecerem, como a Rede Globo, que defende o padrão de qualidade, vêm cedendo espaço no programa Fantástico, exibido aos domingos, mostrando vídeos com pessoas mandando mensagens temáticas. O mesmo canal está perdendo audiência, em seus telejornais, por ainda estar com padrão robotizado, o que saturou o público com passar das décadas. A interatividade e dinamismo são características da internet que migraram para outras mídias sendo caminho sem volta.
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