Carlos TeixeiraO blog (caderno digital na rede mundial de computadores) é uma ferramenta que vem se mostrando bastante interessante para os jornalistas. Por ter um cunho pessoal, o autor do blog tem a ampla e irrestrita liberdade de expressão, podendo exprimir os seus pensamentos sem qualquer limite externo. Essa situação faz com que o responsável pela publicação tenha mais cuidado ao expor as suas ideias, as suas informações, já que a responsabilidade do que é publicado vem na mesma medida da liberdade.
Quinto semestre
Esse diário virtual vem ganhando tanto espaço, que muitos veículos de comunicação já consultam blogs de jornalistas renomados para confirmar informações ou até mesmo pautar reportagens que foram publicadas inicialmente por esses profissionais.
A utilização dessa ferramenta pode ser muito interessante, principalmente para quem ainda não tem experiência de produção jornalística. A prática leva à perfeição. Com a utilização de um blog, o futuro jornalista tem condições de iniciar o seu "diálogo" com os leitores e provocar discussões em torno de assuntos de seu domínio.
É uma alternativa bastante interessante, já que ninguém vai te censurar e dizer o que pode ou não pode publicar. Nesses tempos em que se discute a autonomia dos jornalistas que são contratados pelos mais diferentes veículos de comunicação, o blog vem ao encontro de quem busca essa liberdade.
E isso é apenas o começo. No futuro, com certeza o leitor vai acompanhar o noticiário pelos veículos "convencionais" e buscar o blog do jornalista, para ver (ou ler) aquilo que não foi publicado, por conta dos interesses políticos e/ou empresariais.
É óbvio que, em breve, deve haver uma movimentação por conta dos nossos digníssimos políticos, para que haja uma regulamentação sobre o uso dessa ferramenta. O cerco em torno da responsabilidade dos jornalistas deve aumentar (e muito!) e nesse momento vai predominar quem for ético e não brincar de ser jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário