Juliana Martins, Karoline Verri, Nilma Ruas e Tamyris AraújoUm site específico para postagem e compartilhamento de vídeos. Esta é a classificação para o Youtube, que foi criado em fevereiro de 2005 pelos jovens Chad Huley, Steve Chen e Jawed Karin e se tornou um sucesso, que despertou interesse na potência Google.
Sétimo semestre diurno
Perto de completar dois anos a parceria Youtube/Google, o site hoje disponibiliza aos usuários ferramenta de edição de vídeos, download para gravar o vídeo em seu computador, canais exclusivos, filtro antipirataria (para que as pessoas não copiem produtos da indústria do entretenimento a página excluir automaticamente o conteúdo proibido por direitos autorais), entre outros.
Uma vantagem, que pode se tornar uma desvantagem, é que o site permite que qualquer pessoa se torne uma celebridade. Basta postar um vídeo viral, que são aqueles que possuem grande circulação na net, e pronto: todos podem te ver. Mas o abuso causa transtornos. Fazer do site um Big Brother não é a função. Muitas pessoas tentam ser engraçadas e chegam a armar situações para ser postadas na página, deixando o bom senso de lado.
Para se ter uma ideia da grandeza do Youtube, são 11,5 milhões de usuários apenas no Brasil. O compartilhamento chama a atenção de todos, e faz do site um sucesso. Lá, a página é dividida em abas: inicial, vídeos, canais e comunidades, que facilitam o acesso dos internautas.
Para compartilhar um vídeo, os usuários precisam apenas criar uma conta clicando no botão “Inscreva-se”. Após um simples cadastro, todos já podem postar seus vídeos. As estrelinhas fazem com que os usuários possam classificar o conteúdo assistido, dando-lhes uma nota. Fácil, né?
Para os jornalistas, essa é uma ferramenta muito útil, afinal, apenas com um clique se tem acesso a um banco de imagens ilimitado, possibilitando assim o serviço de apuração e edição de uma determinada reportagem.
Hoje, devido à sua importância, alguns meios de comunicação chegam a criar um quadro para destacar os vídeos mais vistos durante a semana no Youtube. Podemos citar o do programa Domingo Espetacular, que mostra os vídeos do site, e o da revista Época, que tem uma página destinada para os melhores vídeos que “bombaram na web”.
Um exemplo de uma denuncia gerado por um vídeo publicado no site é o da luta entre o canguru e um rapaz, que foi noticiado em vários telejornais no mundo todo, como modelo de crueldade com os animais.
Realmente o site Youtube, um arquivo aberto, ganhou o seu espaço do mundo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário