terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nem confessionário, nem tribunal

Cecília Egreja
Sexto semestre

O blog, ferramenta idealizada inicialmente como um diário virtual, passou a ser a mídia mais democrática existente. Sim, o blog hoje é mídia. E como tal, vem sendo alvo de polêmicas e questionamentos sobre os limites da tão valorizada liberdade de expressão.

Um problema recente entre um blogueiro e um dono de bar fomentou ainda mais esta discussão. Tudo começou quando Raphael Quatrocci, postou em seu blog "Resenha em 6" uma severa crítica ao "Boteco São Bento", localizado na Vila Madalena, em São Paulo. Dias após a publicação da postagem, Quadrocci recebeu um comentário de Jonas Steinmayer, um dos donos do estabelecimento: “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, ameaçou Steinmayer.

Como se não bastasse, os advogados do bar enviaram uma notificação extrajudicial, solicitando a remoção da postagem. Os mantenedores do blog tentando evitar mais aborrecimentos, acharam por bem apagar a crítica, agitando ainda mais a indignação dos blogueiros que, por pura cumplicidade, sentiram sua liberdade restringida. E a história desta discórdia se espalhou na internet feito vírus.

Apesar de divertida e criativa, uma crítica grosseira como a que foi lançada ao boteco, merece também uma crítica ao autor. Ele ‘pegou pesado’ e generalizou o atendimento recebido. Será mesmo que todos os garçons "são ultra-power-mega-chatos"? Bem sabemos que mau humor é contagiante... Quem será que começou?

Qualquer um pode perceber o conteúdo inadequado da postagem. Tudo bem que o cara achou que o bar é o “pior do sistema solar”, talvez seja mesmo, mas a maneira como justificou a “simpatia” do atendimento (outra vez generalizando) foi totalmente ofensiva. É sempre bom reavaliar o que escrevemos.

A internet não é um ouvido de um amigo, por mais fofoqueiro que ele seja. Toda postagem é uma publicação. É bom apoiar nossos desabafos mais calorosos em critérios coerentes. Apagar a postagem ajuda, mas não desfaz os estragos.

Defendo com unhas e dentes o direito de expressão. É evidente que podemos e devemos dar nossas opiniões, mostrar nossas indignações e fazer críticas. E o blog é uma excelente ferramenta para isto. Mas um bocado de bom senso não faz mal a ninguém. Somos responsáveis pelas informações que divulgamos e também pela maneira como as divulgamos.

Uma atitude educada e um pouco mais humilde das duas partes evitaria este tipo de constrangimento. O blogueiro foi impiedoso, rude, utilizando, inclusive, palavras de baixo calão, despertando a ira do proprietário do bar.

Por outro lado, se o dono do estabelecimento deixasse um comentário explicando o ocorrido, prometendo melhoras, desculpando-se ou ao menos se usasse um tom menos arrogante e ameaçador, certamente ele ganharia mais. E perderia menos clientes. No erro, quanto mais discrição, melhor.

O dono do bar não deixou dúvidas quando ao modo como são tratados os clientes que não ficam satisfeitos com seus serviços. E o feitiço virou contra o feiticeiro. O blog foi amplamente divulgado e o bar, apesar de finalmente famoso, deve estar às moscas.

Um comentário:

Unknown disse...

Suas palavras são sábias.