sexta-feira, 19 de junho de 2009

A regressão do Jornalismo

Ivan Ambrósio
Sétimo semestre
No dia 17 de junho de 2008, o Jornalismo e seus apaixonados na profissão tiveram um dos piores golpes que uma profissão possa ter: a não obrigatoriedade do diploma.

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 8 votos a 1, que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil, ou seja, qualquer pessoa, independente de sua formação que esteja apta em escrever nos jornais, revistas ou blogs, falar bonito no rádio ou na TV, seja considerado como jornalista.

Os sete bobos da corte suprema, acompanhados de seu chefe, o "excelentíssimo" (se é que podemos chamá-lo assim) senhor Gilmar Mendes, presidente dotado de irracionalidade e falta de profissionalismo, barraram e acabaram com as esperanças dos brasileiros de ter uma imprensa digna, capacitada e comprometida com os problemas da população, tornando-se o porta-voz. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello, a única voz sensata daquele Supremo, votou a favor do diploma, afirmando que o jornalista deveria "ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral".

Enfim, os "senhores" ministros afirmaram em sua opiniões que não levam a sério o trabalho do jornalista, que às vezes os incomodam, mostrando a verdade e os "erros" drásticos que eles cometem, sendo estes diplomados, com respeito a leis e julgamentos, favorecendo as classes mais altas.

Finalizando esta postagem, faço das palavras do presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murillo, as minhas palavras sobre a atitude do ministro Gilmar Mendes e seus sete bobos da corte suprema derrubando a obrigatoriedade do diploma para Jornalista:
“É um contrassenso. A sociedade exige profissionais extremamente especializados. Lamento que o Supremo tenha andado na contramão. Mas tenham certeza que nem o jornalismo e nem a nossa categoria vão desaparecer”. Agora é o momento de todos nós, jornalistas diplomados e estudantes de Jornalismo, nos unirmos e mostrarmos a todos que jornalista pautado na ética, seriedade e compromisso com a população é jornalista com diploma!

Nenhum comentário: