Fabrícia LopesEste ano, a Secomt (Semana de Comunicação do Unitoledo) vai abordar o tema "Jornalismo Internacional”. O assunto do evento foi escolhido pelos próprios alunos, por meio de uma enquete, que ficou disponível neste blog.
Diretório acadêmico
O sufrágio contou com 96 votantes, e o tema vencedor obteve 23% dos votos, seguido pelo tema “As transformações do Jornalismo e as novas tecnologias: democracia ou concentração de poder?”, com 20%.
A coordenadora do Curso de Jornalismo, Karenine Miracely, afirmou ter ficado satisfeita com a escolha. “Espero que o tema seja bem explorado e articulado nas palestras”, explicou.
No curso de Jornalismo, o tema é parte do conteúdo de planos de ensino de algumas disciplinas, como é o caso de Jornalismo Especializado. No entanto, não figura como disciplina, por isso a importância de ser o tema da Secomt 2009.
A 9º Secomt será em setembro. Em breve, mais informações aqui no blog.
Confira abaixo, o resultado geral da enquete, com o tema sugerido, número de votos e porcentagem:
- A importância do Jornalismo para a sociedade - 9 (9%)
- As transformações do Jornalismo e as novas tecnologias: democracia ou concentração de poder? - 20 (20%)
- Censura do Estado, censura empresarial e autocensura - 2 (2%)
- Ética: os limites entre Marketing e Jornalismo - 2 (2%)
- Jornalismo Cultural - 14 (14%)
- Jornalismo e a voz dos excluídos - 5 (5%)
- Jornalismo e Compromisso Social - 10 (10%)
- Jornalismo e democracia 1 (1%)
- Jornalismo Internacional 23 (23%)
- Jornalistas do Século XXI 6 (6%)
- Liberdades democráticas e direitos humanos nos meios de comunicação de massa 2 (2%)
- Outro 2 (2%)
Um comentário:
Essa pesquisa, infelizmente, não deve ser considerada. As opções da pesquisa foram escolhidas por um grupo restrito e não representa o vontade real da ampla maioria dos alunos de jornalismo. A escolha das opções não foi submetida ao corpo discente de jornalismo e nem foi bem divulgada.Para se ter uma ideia, das 13 opções nenhuma foi sobre o assunto mais relevante deste ano: a Conferência Nacional de Comunuicação, que discutirá a democratização da mídia e a descentralização do poder nessa área. É uma coisa extremamente importante que nem sequer constou como opção. O que nós, estudantes de jornalismo, vamos apresentar sobre o jornalismo internacional, se nem discliplina é? A participação tende a ser chocha. Temos uma porção de coisas mais perto da gente. Precisamos contribuir com o debate sobre a Comunicação no Brasil e os seus rumos. O jornalismo internacional fica pra uma outra ocasião.
A Fabricia afirma que o asunto escolhido será Jornalismo Internacional. Só teve 23% de votos. Quase 80% falou outra coisa.
Vamos repensar o asunto. E que se não nos imponha qualquer coisa.
Postar um comentário