Rafael Lopes
Quinto semestre
Pensando em orientar universitários e também profissionais da comunicação, o jornalista Ricardo Kotscho escreveu o livro “A Prática da Reportagem”. Publicado em São Paulo, pela editora Ática, a obra já está em sua 4º edição. O autor teve por finalidade, mostrar como conseguir boas matérias e a forma de lidar com problemas ligados a reportagem.
A obra, que faz parte da coleção Fundamentos e possui 80 páginas, apresenta dicas de como o repórter pode levantar pautas, tanto no decorrer da semana, como em plantões ou feriados, a responsabilidade nas coberturas especiais. Além disso, ele aborda a importância de o jornalista sair da redação e ir para a rua em busca da notícia. Dividido em oito capítulos, o livro traz, também, os tipos de gêneros jornalísticos, como as notícias quentes e frias, e o perfil.
Para exemplificar todo o conteúdo, Kotscho reproduz 54 trechos de matérias que foram publicadas, na época em que trabalhou nos maiores jornais do País – “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e o “Jornal do Brasil”. Utilizando linguagem simples e direta, o autor não teve a pretensão de escrever um livro teórico.
Os trechos expõem matérias que marcaram história e, fizeram do jornalista, um especialista em reportagem. Ricardo Kotscho, que já ganhou quatro prêmios Esso de Jornalismo, também teve passagens importantes pelas emissoras de TVs - CNT, Bandeirantes e SBT – e pela Secretaria de Imprensa e Divulgação do Presidente da República nos anos de 2003 a 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário