sábado, 11 de abril de 2009

Consumismo? A Disney protesta!

Dandara Fuhrmann
Quinto semestre
Ao dar uma passada pelo site do jornal Folha de S.Paulo, deparo-me com um trailer do filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, baseado no livro homônimo de Sophie Kinsella, no qual a personagem principal é uma jornalista (Isla Fisher). Eu, estudante de Jornalismo, e que já fui uma pobre dependente de cartões de crédito, não pude deixar de conferir.

O filme conta a história de uma garota que sonha trabalhar em uma revista de moda, mas acaba como colunista de economia. Ah, e claro, não poderia faltar um “love affair” no meio disso tudo: ela se envolve com o chefe bonitão. O editor da revista.

Aparentemente, a ideia do filme é gerar uma conscientização frente ao consumismo desenfreado. Mas o que acontece é exatamente o contrário. As cenas de compra e a futilidade da personagem são passadas de uma forma tão linda, tão espetacular que a vontade que dá é sair correndo comprar um par de sapatos novos.

Sei que pode parecer óbvio, já que não dava pra esperar outra coisa de um filme da Disney, mas, se a gente não reclamar, dizer que não gosta, nossas salas de cinema vão continuar sendo um depósito de filmes bestas.

Não é à toa que as pessoas consideram o cinema como um simples lazer e não uma arte. Não que eu queira bancar a Luciana Gimenez com a “Dica do dia”, mas fica aí a dica: diga não a filmes tontos, ou, pra dar um ar mais romântico à coisa, diga não à banalização da arte.

Assista a trailer do filme:

3 comentários:

Elissa Moreli disse...

Adorei o texto Dandara, e você tem razão mesmo! A gente assiste tanta coisa fútil que acabamos por incluir esses hábitos de consumo em nosso dia-a-dia. E não só isso... Até mesmo seguir modelos de "como me comportar no primeiro encontro" já virou moda... afff... perca de personalidade total!!!
Nós, pobres mortais, em meio a tantas tentações, infelizmente temos que ser mais fortes para não ceder a elas!

Anônimo disse...

Isso aí amiga! Temos que combater esta cultura de medo e consumo dos americanos!

Saudações companheira!

Diego Assunção disse...

Dandara, você não teve infância, menina? Quanta audácia! Desancando o pai do Pato Donald desse jeito...

Bacana.