Dandara M. F., Fabrícia Lopes, Natália Fagundes e Karol FerrettiSeria impossível imaginar a vida hoje sem tecnologia. O que fazer sem e-mail, MSN, Orkut, blogs, e o tão indispensável Google? Isso só pra ficar em exemplos da internet. Com estes recursos, o homem pode encurtar distâncias, agilizar informações, proporcionar maior conforto e interação entre as mais diversas culturas do mundo.
Quinto semestre
O Jornalismo On-line é fruto desta mudança social. Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do best-seller “A Era da Informação”, as relações humanas se dão cada vez mais num ambiente multimídia. Exemplo disso é o Jornalismo Digital, que permite interatividade, instantaneidade, hipertextualidade e acesso a vídeos, possibilitando uma variedade imensa de visualização da informação.
Mas nem tudo são flores. Embora as novas tecnologias nos deem maior agilidade, elas também podem ocasionar uma série de problemas éticos - furo de notícia ou credibilidade?
Muitos portais, em busca do furo jornalístico, se precipitam e publicam notícias sem ter verificado corretamente o fato, principalmente devido à forte concorrência entre portais.
É preferível ser ético e esperar a confirmação da informação para de publicá-la. Antes ser reconhecido pela credibilidade do que pela agilidade.
20 comentários:
Concordo com a opinião das meninas. Agilidade é importante, mas a credibilidade vem em primeiro lugar!!
o texto dessa turma trouxe a importãncia das novas formas de técnologia que movem os meios de comunicação. Concordo com o ponto de vista e com o texto de fácil compreensão que eles produziram.
Acredito que o que diferencia o jornalismo Online das demais mídias é justamente o fator agilidade. Por isso, sou favorável à divulgação de informações mesmo que incompletas.
É claro que depois deve haver um primoroso processo de apuração para que sejam acrescentadas informações no "flash".
Belo texto!
As tecnologias são fundamentais, ainda mais diante da globalização que nos cerca.
De certa forma é importante sim, informar corretamente o fato. Porém, quanto mais ágil se conseguir, mais credibilidade terá o veículo de comunicação.
Parabéns!!!
Citar referências bibliográficas é muito importante para a credibilidade ao texto.
Concordo plenamente: "Antes ser reconhecido pela credibilidade do que pela agilidade"; o leitor sempre buscará informação no site de sua confiança.
Boa noite garotas fizeram uma boa máteria , que facilita a leitura daqueles que não tem muito conhecimento e esclarecendo e sobre o assunto e até para aqueles que trabalham na área.
Parabens meninas, gostei do texto de vocês achei bem escrito e objetivo!
Concordo plenamente com o texto das gurias... o que seria de nós jovens sem a tecnologia?A futil talvez nos faria mais falta..msn, orkut...futil no modo de dizer é claro!Nos são útil e muito!Mas entramos num estágio que cada vez é mais necessário buscar e fazer parte desse mundo tecnológico.Não é mais modernidade, é necessidade!
Quanto ao furo.. hmm... defendo a dupla C's Cautela e Certeza!O que custa esperar um pouquinho mas ter a certeza do que está sendo posto em questão!?
Entendo que, pela dinâmica e pela velocidade das mudanças no mundo virtual, a questão da credibilidade da informação não chega a ser tão questionada pelos internautas.
Afinal, a internet é como um vizinho que é o primeiro a nos contar uma história ocorrida no bairro. Depois, vamos apurar melhor a questão e sempre tem uma versão diferente da contada anteriormente.
Por outro lado, os portais normalmente tem fontes que gozam de credibilidade, o que viabiliza a publicação da notícia.
Ótimo texto, bem escrito. Claro, objetivo e simples. Contudo, faltam argumentos e fato-exemplo que confirmem a idéia dos autores, sobre a questão da ética no jornalismo digital. A característica do jornalismo digital é justamente dar a notícia em primeira mão. É claro que uma mídia de web, se quiser continuar com sua credibilidade, não ficará todo o tempo veiculando informações inverídicas. Relevante ressaltar o fato de que então não seria site ou portal de notícias e sim de PIADAS.
Olá meninas!!
Interessante vocês irem contra a maré e acreditar na credibilidade ao invés da agilidade.
Acredito que na medida do possível as duas se completam, se há credibilidade+agilidade, eis ai um jornal digno de leitura.
O que fica é a voraz competição que existe no mundo dos jornalistas, a sobrevivência e o desejo por destaque levam a discussão certas questões como a ética por exemplo.
Mesmo assim acredito que algumas notícias devem esperar para ter seu "mistério" desvendado, outras valem a pena arriscar um pouquinho. Visto que na internet da mesma forma que se coloca se um conteúdo o mesmo pode ser alterado. E é essa a vantagem da tecnologia.
Abraços.
Eu não considero impossível imaginar o mundo sem as novas tecnologias, basta ter criatividade.
O texto ficou muito bom parabéns, mas ainda assim correr risco ás vezes é necessário e pode valer apena no final.
Cristiano Morato
Viver sem Tecnologia, praticamente " Impossivel "! Concordo Plenamente com essa ideia, nos dias atuais, vivemos muito dependentes dos meios de comunicação que são totalmente tecnologicos e que nos proporcionam praticidade e agilidade. Mas é claro que quando se trata da agilidade é importante não se esquecer que a credibilidade é um fator muito importante e deve ser visto em primeiro lugar.
Sem dúvida alguma a tecnologia passou a fazer parte da vida do homen no século XXI, mas como um remédio também tem os seus efeitos colaterais, e a probabilidade de sofrermos estes efeitos são eminenentes.Tudo na vida tem um risco, sendo assim eu sou a favor da divulgação da notícia em primeira instância, o bom jornalista deve ter fontes confiáveis.
É possivel sim, estamos no Brasil onde acesso a tecnologia é ainda muito restrito.
A tecnologia se tornou indispensável na vida dos seres humanos, e este texto nos mostra realmente o que acontece nos portais, a grande busca pelo furo jornalístico, que muitas vezes acaba perdendo a credibilidade, por não verificar a noticia antes de serem publicadas. Concordo com grupo em preferir a credibilidade ao invés da agilidade, para mim sempre a ética está em primeiro lugar.
Realmente hoje em dia a tecnologia influencia quase todos os tipos(para não dizer todos)de relações humanas. O que deve ser pensado é se a situação chegou a tal ponto não só pelo desenvolvimento dos meios tecnológicos mas também por uma tendência do ser humano em cada vez mais fugir da analíse de sua existência, renegando-se ao trabalho da descoberta a partir de uma interação mais forte com a realidade que o cerca.
Sendo assim, fica mais fácil concluir que o mais importante é uma circulação de informações que satisfaçam os breves anseios da população(que na vida moderna, interessa-se cada vez menos em dedicar-se a textos longos), ao invés de idéias aprofundadas que permitam estender o raciocínio a novas perspectivas para a compreensão humana.
Apesar de sabermos da preocupação que um jornalista tem com sua credibilidade, o alvo de atenção no jornalismo on-line tem sido mais a velocidade da notícia do que a apuração da mesma.
concordo com o texto é preferivel esperar a noticia do que publicá-la errada e perder a confiança dos leitores.
Eu discordo. Acredito que se houver confiança na fonte em que passou a informação, vale a pena a publicação. A não ser que for uma fonte desconhecida. Ai sim, preferé- se esperar.
Mas gostei muito do texto. Parabens!
Postar um comentário