Diretório AcadêmicoOs alunos do Unitoledo (Centro Universitário Toledo) se uniram para a criação de um DCE (Diretório Central de Estudantes). O encontro aconteceu no dia 17 e contou com a participação de alunos de quase todos os cursos. A reunião foi divulgada via representantes de sala.
A reunião resultou na formação de única chapa, a “Unidade”, e também convocou eleição para aprovação da posse da chapa inscrita. A eleição ocorreu dia 19 e os alunos participaram ativamente, legitimando, na data, o Diretório Central de Estudantes "João Amazonas".
Segundo a estudante de Jornalismo Fabrícia Lopes, uma das articuladoras da fundação e presidente da chapa eleita, a movimentação para formar a entidade partiu do desejo de integrar os alunos, pois a maioria dos cursos não possui centro acadêmico, e isto inviabiliza a organização dos estudantes.
“Sem uma entidade que os represente, os alunos ficam perdidos e não conseguem se organizar. Um DCE tem por missão organizar eventos culturais, atividades acadêmicas, articulação política junto aos movimentos sociais e, o mais importante, lutar pelo direito dos alunos”, explicou.
A estudante de Jornalismo também contou que o primeiro ato articulado pelo DCE será uma manifestação contra a crise. O ato terá inicio em frente ao Unitoledo, nesta segunda-feira (30), às 19h, e terminará em frente à Câmara dos Vereadores de Araçatuba. “Neste dia, os estudantes do País todo sairão às ruas. A idéia é combater as demissões, pois esta crise não é nossa. Os estudantes e trabalhadores não pagarão a conta”, finalizou Fabrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário