quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Por um pouco mais de respeito e cultura

Neila Storti
Sétimo semestre
Que mundo é esse, onde pessoas racistas que procuram uma "tal" diversão queimam e matam pessoas vivas ou ainda mesmo batem e corroem a pele de outras pessoas apenas por não serem da mesma cor, raça ou religião?

Esta semana, vários exemplos disso aconteceram no mundo. Um desses exemplos é o caso da brasileira que foi espancada em Zurique por um grupo neonazista por puro preconceito, puro racismo. Obs: esta mulher estava grávida de gêmeos e os perdeu.

Mais um caso revela a falta de educação e escrúpulos que adolescentes mimados e "retardados" queimando e batendo em pessoas por pura diversão nas ruas. Um destes "jovens" (acho que não é a melhor denominação para esta "coisa". Eu não diria que ele é um jovem nem animal, porque animal não sai por aí vadiando e fazendo arruaças.) diz que por beberem demais e estarem drogados queimaram um "vagabundo" qualquer para sentirem emoções mais fortes. Mas o problema é que este "vagabundo" era simplesmente um indiano que estava parado na estação de trem, tentando seguir sua vida.

Quando você sente que o seu pior inimigo pode ser alguém da sua espécie, neste caso, humanos, é bem difícil aceitar que voltar para casa depois de uma saída qualquer se torne cada vez mais difícil. Não existe mais respeito por parte de muitos.

Eu não sei falar o que está faltando. Educação dentro de casa? Falta de sentimentos? Paciência? Respeito? Amor próprio? Talvez, simplesmente, um pouco mais de segurança e menos preconceito.

É como a história do passarinho que queria acabar com um grande incêndio. Com seu biquinho, ele trazia uma gota de água... Estava fazendo sua parte.

Preconceito e racismo são ignorâncias criadas pelo mundo e pela falta de respeito. Os povos são únicos. Cor, raça ou credo são culturas. Aproveite e se integre, se misture. O melhor de tudo é aproveitar e viver a diversidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Neila, adorei o texto.. expressou em palavras o que muitos gostariam de falar...mto bom! Grande Jornalista!!!

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto,Neila... o problema é que aparentemente a Globo, atiçada pelo pai da moça, assessor parlamentar de coronel-deputado do nordeste, comeu uma enorme barriga.

Ainda não se pode dizer nada em definitivo, mas a Globo comeu uma barriga imensa e provocou um enorme imbroglio caso se confirme a falsa gravidez e a auto-mutilação da tal moça.

Mas isso é algo que só o tempo irá dizer... ou não.

Anônimo disse...

Marceklo , é verdade
o duro é que depoois que a gente ve essas coisas que mechem com o nosso espírito de "gente" (hehe)ficamos atordoados né?, mas parece que era td uma farsa
vixe, que confusão
Obrigada pelo comentário
Neila