quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Comunidade Yuba é tema de exposição

Fernanda Caselato, Francine Serrador, Isabela Machado e Lívia Gaspar
Sexto semestre

“Yuba: um Japão milenar no interior de São Paulo” é o tema da exposição de fotografia realizada por um grupo de alunos do 8° semestre de Jornalismo do Unitoledo, que promete movimentar o laboratório de rádio localizado no prédio II, nos próximos dias. O evento, organizado pelos alunos Allan Mendonça, Juliana Martins, Karoline Verri e Tamyris Araújo, faz parte da 9ª Secomt (Semana de Comunicação Toledo) e tem início às 10h do dia 16 de setembro de 2009.

A exposição trás fotos do dia a dia da Yuba, uma comunidade agrícola fechada, localizada no bairro rural Primeira Aliança, em Mirandópolis. Nela, há cerca de 60 pessoas, descendentes de imigrantes japoneses, onde o idioma oficial é a língua japonesa.

Os alunos escolheram esse tema porque faz parte de uma matéria feita para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do grupo. “O lugar é muito interessante, todos sabem falar português, mas dentro da comunidade só se comunicam em japonês, até mesmo as crianças. É incrível”, conta a estudante Juliana Martins.

Junto com o suor do trabalho braçal está o envolvimento com a arte. As crianças aprendem a tocar instrumentos, como flauta e piano, e a oração também faz parte dos hábitos comuns da comunidade. Não há uma religião oficial, mas muitos são evangélicos.

Dentro da comunidade há uma biblioteca, onde os habitantes aprendem desde pequenos sobre a tradição nipônica. Ao contrário do que se pensa, eles utilizam tecnologia avançada. A aluna conta que na TV à cabo só assistem canais japoneses, e até os jornais impressos são todos do Japão.

O colono mais velho da comunidade tem 104 anos, e já nasceu no Brasil. A colônia foi fundada em 1935, por Isamu Yuba, com o intuito de trazer os costumes japoneses para o Brasil e preservar as tradições. O trabalho é basicamente o plantio e cultivo de verduras, legumes, algumas frutas, mas o que traz mais rentabilidade é a venda de goiaba.

Nenhum comentário: