segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Araçatubense faz sucesso no Youtube


Rafael Lopes
Sexto semestre

Dentre as novas tecnologias da web 2.0, o Youtube tem atraído a atenção dos internautas pela facilidade de interação com a ferramenta, produzindo vídeos e postando conteúdos para que o mundo todo possa ver com apenas um clique.

Quem não se recorda de Susan Boyle, uma estrela do reality show “Britain's Got Talent” ou da cantora Vanusa, que cometeu a maior gafe ao cantar estrofes erradas do Hino Nacional Brasileiro? Ao mesmo tempo que o canal pode transformar uma pessoa anônima em uma grande estrela, o Youtube também tem o poder de acabar com a carreira de um artista em minutos.

Mas não foi isso que ocorreu com a estudante de Direito do Centro Universitário Toledo Lúcia Pastorello, 21 anos, de Araçatuba. Com mais de 150 vídeos publicados no Youtube e 495 pessoas inscritas, ela tem se destacado nas “telinhas do computador” pela criatividade em produzir e editar conteúdos dos mais diversificados.

Em entrevista realizada na última quarta-feira (1º), na aula de Jornalismo On-line e Novas Tecnologias, a artista da web falou sobre seu meteórico sucesso aos alunos do 6º semestre do curso de Jornalismo.

Lúcia conta que as postagens começaram em 2007 como uma brincadeira. O espaço foi ganhando mais visitantes na medida em que novos vídeos caseiros eram gravados e publicados na internet. “Não existe um rotina. Produzo vídeos quando estou triste ou quando vejo alguma novidade no Youtube que acho legal e tento copiar”, revela.

Autodenominada como menina muito tímida, ela acredita que as performances são uma forma usada para extravasar e mostrar uma desenvoltura completamente diferente de sua realidade. “Meu comportamento fora da câmera é totalmente diferente. Como minha timidez atrapalha muito, tenho usado os vídeos como terapia. Isso tem me ajudado muito a ficar mais desinibida”, pondera.

De acordo com a acadêmica, o principal objetivo do seu trabalho é transmitir uma mensagem por meio dos vídeos que são postados. “Aproveite seu dia. Seja louco. Faça coisas que você nunca fez, são as mensagens que procuro passar para aqueles que entram no meu perfil”, disse.

Ao acessar a página do Youtube da estudante, é possível encontrar vídeos dela fazendo covers ou dublando grandes artistas, sempre bem caracterizada; dançando vários estilos musicais; tocando o inseparável violão e imitando aves, como o papagaio e até mesmo o Pickachu, do desenho Pokémon. Esse último já teve mais de 214 mil acessos, recebendo visitas tanto do Brasil como do mundo inteiro.

Para acessar o canal, basta digitar www.youtube.com/lucirello.

Sem pretensão alguma em seguir a carreira artística, a intenção dela é se formar e prestar concurso público na área do Direito. Claro, sempre conciliando os estudos e a profissão sem deixar de lado a produção de vídeos.

Assista ao vídeo mais acessado de Lúcia, sua versão de Pickachu:




Cover de It's Five O'Clock, do grupo Aphrodite's Child:




Vida de peixe:

16 comentários:

ContaPraMarcela disse...

Muito gostoso esse texto, levissimo e sobre um assunto que interessa muito aos acadêmicos de jornalismo e a população araçatubense. A Luisa com certeza é uma pessoa interessante, e o fato de usar os videos como forma de terapia para superar a timidez vale como uma dica e tanto!

Diuan Feltrin disse...

Penso que os avanços tecnológicos possibilitaram aos tímidos viverem desprovidos de máscaras. Texto rico em conteúdo!

Ricardo Moreira disse...

Muito bom.
O que mais chama a atenção, são as fotos inseridas no texto, algumas imagens que a entrevistada postou no Youtube.
O texto está bem estruturado e conseguiu ser bem fidedigno ao tema proposto.

Angélica Neri disse...

A simplicidade da Lúcia, aliada ao seu jeito marcante e peculiar de ver a vida, torna-a uma pessoa admirável. Parabéns pelo texto, Rafa.

Francine Serrador disse...

uma figura essa menina... encontrou uma otima maneira de se expressar e com certeza é um ótimo exemplo à ser seguido.

fercaselato disse...

Muiito legal seu texto Rafa.. engraçado como ela é tímida na frente dos outros e totalmente desinibida na frente das câmeras!

Naira disse...

Rafa adorei o seu texto, foi fantástica a entrevista e você soube aproveita dela para montar uma grande materia. Parabéns!

Elissa Moreli disse...

Sem dúvida nenhuma Lúcia é uma figura muito interessante, e esse mundo da web cabe bem a pessoa dela. Legal sua abordagem sobre este mundo Rafa! ;)

Cecilia Egreja disse...

Lúcia encontrou uma maneira divertida de se comunicar. É interessante perceber os diversos motivos que nos levam a usar a internet...

Anônimo disse...

A matéria ficu bem completa e cheio de recursos, sendo assim, o leitor poderá se aprofundar na pesquisa. Muito bom mesmo!

Dandara Fuhrmann disse...

A garota é mesmo uma figuraa! Muito simpática e engraçada... o texto ficou super completo, arrsou Rafa ;)bjss

Luis Eduardo disse...

Legal o texto.
Aquela coletiva foi bem interessante, porque eu pude ver como as pessoas buscam vídeos que ás vezes nós não julgamos ser tão relevantes.
Realmente gosto não se discute!

André Sanches disse...

Texto simples, objetivo de fácil leitura. Também desperta certa curiosidade, por isso, prende atenção. Muito bom!

Suéllen Rosim disse...

Sem dúvida Lúcia Pastorella é um diferencial no You Tube, e um dos exemplos de internautas que dedicam seu tempo e suas idéias na web 2,0,que tem crescido cada dia.

Ferzinha Nunes disse...

Concordo com você Rafael.
E o trabalho dessa menina é algo muito interessante. Gostei muito.

Jean Fronho disse...

A vantagem (ou desvantagem) da Web 2.0 e da inclusão digital é que qualquer um pode tornar público tudo o que quiser(relativamente falando).
Mas se nem todos são seletivos na hora de escolher o que publicar, pelo menos que alguns sejam na hora de ler, ouvir ou assistir...