segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Blog faz jovem ganhar dinheiro se divertindo

Jean Paulo Fronho
Sexto semestre


Uma maneira simples e fácil de ganhar dinheiro fazendo pouco esforço. Parece um anúncio publicitário, mas não é exatamente isso. Embora a publicidade seja a mola propulsora do tipo de sucesso em questão, a ideia inicial remete justamente a um já antigo espaço conhecido de todos aqueles que estão ligados à vida na internet: os blogs.

O jovem Ígor de Souza Pucci, 25 anos, é formado em Ciências da Computação, mas viu no marketing a estratégia uma forma para ganhar dinheiro e fazer sucesso com os avanços da tecnologia. E a ideia inicial foi simples: recolher fotos inusitadas que circulavam pelo Orkut e publicá-las, sem estarem atreladas a texto algum. Após publicar as primeiras 50 fotos e divulgar o novo espaço no conhecido “boca a boca”, Pucci chegou a receber 8 mil acessos. Nascia, então, o portal “Pérolas do Orkut”.

Tanta despreocupação em criar algo que obrigatoriamente caísse no gosto do público acabou resultando em um site que atualmente é referência em fotos inusitadas e que foi capaz dar renda ao seu criador. “Antes de dezembro do ano passado, ganhava R$ 8 mil por mês. Após a crise, tive uma queda de mais de 50%”, afirmou em entrevista coletiva com alunos da disciplina de "Jornalismo Online e novas tecnologias", no dia 29 de setembro. Todo o dinheiro arrecadado provém dos anúncios publicitários, aos quais o blogueiro teve acesso após entrar em um sistema de afiliados no ramo de endereços eletrônicos.

Apesar de a renda não ser mais a mesma, o site administrado por Pucci recebe de 40 a 50 comentários por foto. Ele firma que a maioria dos visitantes é brasileira, da região Sudeste e jovem. Porém, existem visitantes de diversos países do mundo, como Japão e EUA. As atualizações acontecem todos os dias, mas, apesar disso, afirma trabalhar somente duas horas por dia. Para comandar o portal, o atualizador dispõe de um aparato na própria casa, sendo que, com o crescimento do site, um novo servidor precisou ser comprado.

Mudança no conteúdo
Com o passar do tempo, o conteúdo da página também mudou. A intenção inicial, que era de somente divulgar fotos inusitadas do Orkut, acabou se tornando um espaço para fotos divertidas, provenientes de qualquer lugar.

O próprio administrador confessa que se acomodou após certo tempo e hoje procura menos fotos do que antes. “Quando a página foi criada, eu procurava as fotos. Hoje em dia, as pessoas me mandam, sendo que, às vezes, são fotos delas mesmas, que elas querem que sejam colocadas”. As fontes que Pucci usa para encontrar as fotos são o Google e comunidades do Orkut especializadas nesse tipo de conteúdo.

Relação com o público
Pucci já teve alguns problemas com o blog. Como se trata de um espaço dedicado a expor situações engraçadas, ocorreram casos de pessoas que se sentiram ofendidas com determinadas fotos. Mesmo as imagens passando por um processo de edição, no qual rostos ou qualquer outro tipo de identificação são rasurados, é comum que pessoas façam ameaças de processá-lo. Porém, ele não vê problema em retirar alguma foto possivelmente ofensiva. “Se alguém reclama que se sentiu ofendido ou que não gostou da publicação de alguma foto, basta falar comigo que eu retiro”.

E a página não se limitou ao público anônimo e chegou ao conhecimento das celebridades. Segundo Pucci, a ex-garota de programa de luxo Bruna Surfistinha chegou a comentar na internet sobre uma foto publicada relacionada ao seu livro. O apresentador Marcos Mion também já fez elogios à pagina.

Futuro com blogs
Ígor Pucci já atuou como programador de web, fez pós em Economia e agora faz em Marketing. O jovem diz gostar desse ramo e pretende aumentar ainda mais o “Pérolas do Orkut”, utilizando inclusive conceitos da área.

Atualmente Igor não realiza nenhuma outra atividade a não ser atualizar blogs. Ele ainda administra um que contém tipos de imagens utilizadas para recados no Orkut (www.webrecados.com) e outro contendo frases e pensamentos famosos (www.webfrases.com).

Nenhum comentário: