quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A enciclopédia supervisionada

André Sanches, Angélica Neri, Carlos Teixeira, Cristiano Morato, Diuân Feltrin, Jean Fronho, Luis Gustavo, Maiara Bombi, Maria Cecília, Marcela Cruz, Nathália Fagundes, Rafael Lopes e Ricardo Moreira
Sexto semestre

A Wikipédia é um dos grandes nomes da web 2.0. Trata-se de uma enciclopédia multilíngue, on-line e colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por pessoas comuns de diversas regiões. O fato de as informações poderem ser alteradas por qualquer leitor gera dúvidas sobre o conteúdo fornecido pelo site.

Para a estudante Tahuany Barreto dos Santos, 19 anos, que cursa o segundo semestre de Sistema de Informação no Unitoledo, a Wikipédia pode até ser consultada, contudo, não serve como fonte. "Eu acho bem clara e objetiva, mas as informações coletadas servem apenas como guia para nortear um trabalho. Depois terei que achar essas informações em fontes em livros ou outros escritos".

Pensando na confiabilidade, os criadores da enciclopédia virtual idealizaram um sistema de moderação para averiguar as mudanças possivelmente feitas por algum internauta. Uma equipe recebe notificações de qualquer alteração que seja feita e quase que instantaneamente a correção é realizada.

Luis Guilherme de Souza Bogar, 25 anos, é estudante do oitavo semestre de Sistemas de Informação e utiliza o site para trabalhos acadêmicos. Apesar de nunca ter postado e não possuir conta na Wikipédia, ele acredita que as informações são confiáveis, e baseia sua opinião justamente no processo de moderação. “Eu confio no site porque os textos postados são corrigidos e qualificados antes de suas publicações”.

RISCOS
Porém, não são todos que levam fé no sistema de acesso ao conteúdo da página. O estudante do oitavo semestre de Direito Marcus Vinícius Riston, 23 anos, afirma que utiliza a enciclopédia diariamente porque encontra nela links para outros endereços virtuais de pesquisa. Riston aponta todos os riscos da vida on-line.

“Nunca confiei em sites devido aos provedores possuírem total acesso, ficando vulneráveis a hackers. Não confio nem mesmo na minha página de e-mails”, afirma.

E se alguns alunos ponderam a função da página como fonte de pesquisa, no caso dos professores há ainda mais uma preocupação: o plágio. Com a popularidade do site, é comum que muitos estudantes recorram a ele. “Os professores aceitam as informações da Wikipédia desde que não seja uma mera cópia”, afirma Riston, confirmando a tese de que o espaço deve ser mais uma forma de direcionar a pesquisa do que de fundamentá-la.

O estudante de Direito ainda citou uma situação específica. “Houve um caso em que o Supremo Tribunal Federal divulgou uma decisão judicial e algum desconhecido alterou o documento, postando, em seu interior, uma receita de bolo e dando outro sentido à decisão”.

PROFESSORES
Apesar de toda a discussão acerca da confiabilidade das informações contidas na Wikipédia (somente no Brasil são aproximadamente 500 mil verbetes), alguns professores do Unitoledo consultados avaliam o uso desta ferramenta como positiva.

Especialista em Literatura Brasileira, Ester Mian, acredita que a enciclopédia on-line possui credibilidade, no entanto, é importante que o conteúdo seja avaliado, comparando-os a outras bibliografias. “Ao me deparar com trabalhos baseados na Wikipédia, costumo consultar outras fontes, para verificar a consistência das informações”, afirma.

Márcia Baptistella, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, compartilha da mesma opinião: o conteúdo disponibilizado na web deve ser somado às referências bibliográficas. “A Wikipédia, por si só, não é válida. Trabalhos acadêmicos devem ser abrangentes, compostos por fontes bibliográficas”, avalia.

“Revi meus conceitos em relação ao Wikipédia”. Essa afirmação do coordenador do curso de Direito, João Francisco de Azevedo Barreto, retrata bem o processo de mudança que vem sofrendo a enciclopédia on-line, que antes era alvo de críticas por conter informações incorretas. “Nos últimos dias, li sobre a ferramenta em fontes diferentes e todas abordavam a rápida atualização dos verbetes quando alguém colocava algum dado errado”, disse.

Apesar de toda facilidade, Barreto sempre aconselha os estudantes a não utilizar a Wikipédia, entre outros sites de consultas, como fontes para trabalhos de conclusão de cursos, como a monografia. Ele revela que muitos verbetes disponíveis são cópias de algum livro ou autor, porém, a fonte não é citada, o que configura plágio.

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