segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Wikipédia: confiar ou não?

Dandara Furhman, Elissa Moreli, Fabrícia Lopes, Fernanda Caselato, Francine Serrador, Isabela Machado, Karol Ferretti, Lívia Gaspar, Luis Eduardo, Michele Bacelar, Naira Mendes, Suéllen Rosim e Viviane Cortez
Sexto semestre

Informação é simplesmente essencial em nossos dias atuais. A web 2.0 é fonte de informação que nos chega com velocidade rápida e em quantidade ilimitada. Uma fonte de informação livre e gratuita, que conta com a colaboração de conteúdo por milhares e milhares de usuários do mundo inteiro, é a enciclopédia on-line Wikipédia. Cada pessoa que se disponibiliza a colaborar deve respeitar as normas do site. Como é colaborativa, cada voluntário também tem a responsabilidade de fiscalizar os conteúdos enviados. Isso dá confiança e credibilidade.

Criar uma conta é simples, como se inscrever em qualquer outro serviço gratuito on-line. Após essa fase, vem o mais difícil: conseguir criar um verbete na enciclopédia. Ao contrário do que muitos pensam, os verbetes que são enviados passam por uma análise de conteúdo onde as “cabeças” (aqueles que mais colaboram no site ganham destaque e importância no gerenciamento) vão liberar ou restringir a sua colaboração informativa. Importante destacar que é proibido reprodução de textos ou imagens.

Conteúdos exclusivos são mais fáceis de entrar na enciclopédia. Citar um fato como exemplo é a melhor forma de simplificar como funciona a Wikipédia. Suéllen e Taynara formam uma dupla de cantoras do cenário gospel. No entanto, até então não havia conteúdo disponível na página. Criou-se uma conta durante a aula de Jornalismo on-line e novas tecnologias, confirmou-se a autenticidade do usuário e após esse processo enviou-se informações sobre a história das cantoras.

Instantaneamente há a disponibilização do verbete no espaço. No entanto, os administradores analisam o valor enciclopédico do artigo. As informações posteriormente filtradas, se aceitas, devem obedecer aos critérios da plataforma. Se não for concluído, o texto pode ser retirado do ar.

Qualquer pessoa que tenha a conta pode alterar o conteúdo dos textos sem que haja notificação para o responsável que enviou a contribuição primordial. E nesse processo da análise de nossa equipe surge a seguinte dúvida: então, é possível alterar o conteúdo sem que haja análise da comissão para ser validado no site? A resposta é sim.

Outro exemplo que podemos citar é a de que o título de um texto foi modificado e em seguida já estava no ar visto por quem acessasse a página. Ou seja, qualquer pessoa que tenha acesso ao site e que se disponibilize a dedicar atenção à Wikipédia pode alterar os verbetes.

Mas um detalhe muito importante deve ser destacado: esse processo de modificação é instantâneo, mas não se torna válido permanentemente, pois há voluntários que fiscalizam o conteúdo da página. Quanto mais visado o verbete, maior fiscalização enciclopédica por parte dos colaboradores.

Os fóruns apresentados tratam de discussões sobre os assuntos que se encontram disponíveis e possíveis erros que possam existir no site. Mas também é possível encontrar debates que tratam de assuntos atuais. Os usuários podem usar também a ferramenta para denunciar verbetes que carecem de fontes.

É importante deixar claro que a Wikipédia é uma fonte importante de informação muito válida nas pesquisas de nosso dia a dia. Mas precisa de aperfeiçoamento, assim como vários outros serviços que contam com a colaboração dos usuários da web que disponibilizam conteúdo.

Quem utiliza este site como fonte de consulta precisa ser crítico e desperto na consciência de que a página também está suscetível a erros. Por ter a participação de milhares e milhares de pessoas de todo o mundo, tudo o que é enviado à Wikipédia passa por fiscais que tanto colaboram com verbetes válidos quanto vandalizam os conteúdos, mas quando descobertos logo são tirados do ar. Não é à toa que a Wikipédia conquistou grande parte dos internautas do mundo todo que procuram conhecimento de fonte segura.

Nenhum comentário: