quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A imagem que ilustra a manchete

Michele Bacelar
Sexto semestre

O repórter-fotográfico Alexandre Souza, ex-aluno do Unitoledo que atua na área há mais de 20 anos, trouxe aos alunos do sexto semestre de Jornalismo da instituição uma motivação a mais para mergulhar nos “olhos da notícia”.

Já que ao comprar um jornal ou revista, ou mesmo buscar uma notícia na internet, o que mais chama a atenção do público é a imagem que ilustra a manchete, seja ela triste, feliz ou simplesmente momentânea, isso faz com que o trabalho dos fotógrafos na profissão de Jornalismo seja uma peça fundamental para o dia a dia dos leitores.

A experiência como repórter-fotográfico de Souza, que também foi um dos pioneiros na cidade de Araçatuba a trabalhar com webjornalismo, mostra que a importância desse recurso não é apenas para enfeitar os tabloides, mas transportar o leitor ao momento real do fato a ser contado.

“A fotografia congela a imagem na hora em que acontece o fato. O fotografo deve mostrar o diferente e não apenas o que a pessoas veem no memento”, afirmou durante palestra na aula de Jornalismo on-line e novas tecnologias no último dia 10.

Ao apresentar alguns de seus trabalhos, Souza, que começou a profissão por curiosidade, explicou que dentro das redações o papel do repórter-fotográfico vai além de simples cliques, pois não basta apenas captar uma boa imagem sobre o que esta acontecendo. A foto deve ter sincronia com a pauta do repórter que vai cobrir o fato, para que a imagem captada não seja desperdiçada. “O fotógrafo deve estar sempre junto com o repórter na hora de apurar os fatos para que a imagem seja o casamento perfeito entre a visão e a leitura da notícia”, explica. “Já tirei varias fotos que não tinham nada a ver com a matéria e não foram utilizadas”.

O fotógrafo já passou por diversos jornais da cidade. O mais recente onde trabalhou foi a Folha da Região, onde esteve por nove anos. A editoria em que mais gostava de cobrir os fatos era a policial. “Nesta sempre tem mais adrenalina, as coisas sempre são diferentes”.

O papel do repórter-fotográfico é fundamental para uma empresa jornalística, que veicula notícia impressa ou na internet, principalmente porque a imagem captada poderá ser no outro dia o que vai chamar a atenção do leitor ao comprar o jornal. Para Souza, ao olhar uma foto, ela deve mostrar tudo o que um texto não vai mostrar, por isso o fotografo deve “ser rápido e estar sempre atento para captar o melhor do momento”.

Ao fim da apresentação, Souza deixou a mensagem para que os alunos de Jornalismo não desistam da profissão. “Não se preocupem pelo fato de o diploma não ser reconhecido, empresas sérias sempre vão contratar pessoas qualificadas para trabalhar”.

Clique aqui e veja galeria de fotos de Alexandre Souza montada pelo aluno Rafael Lopes.

Nenhum comentário: